Bem, o padrão da Salesforce são registros com 15 caracteres entre Números e Letras Maiúsculas e Minúsculas. Isto é, o ID dos registros no Salesforce é Case Sensitive.
Exemplo de ID de uma Conta com 15 caracteres:
001f100001Q5RgL
Porém, caso seja necessário integrar o Salesforce com outra ferramenta que não diferencie as letras maiúsculas e minúsculas na comparação, a Salesforce criou mais 3 dígitos verificadores no ID original que transforma o ID em Case Insensitive. Isto é, ignora letras maiúsculas e minusculas. Dessa forma, o exemplo acima, seria com 18 caracteres:
001f100001Q5RgLAAV
Dentro da plataforma Salesforce, as 2 versões (com 15 ou 18 caracteres) continuam Case Sensitive, porém esses 3 dígitos a mais diferenciam os IDs que poderiam vir a se repetir caso a comparação seja feita ignorando letras maiúsculas e minusculas, facilitando assim a integração com outras ferramentas.
DICA:
- Não tente usar os IDs (mesmo de 18) alterando o que for maiúsculo para minúsculo e vice-versa dentro do Salesforce. Não vai funcionar!
- Não tente usar os IDs de 15 caracteres fora do Salesforce. Pode have duplicados (se for uma comparação Case Insensitive).
Agora que você já a diferença, veja como é simples criar um campo fórmula para transformar um ID de 15 para ID de 18:
Crie um campo fórmula com o tipo de retorno texto e adicione a função CaseSafeId:
CASESAFEID(Conta__r.id)
Agora é só salvar a fórmula e Voilà! Você tem o ID de 18 caracteres!
* Precisa de um suporte ou consultoria na criação de fórmulas no Salesforce? Entre em contato conosco - CbCloud: http://www.cbcloud.com.br/ - Somos parceiros Gold Salesforce.
Nenhum comentário:
Postar um comentário