Para iniciar, vamos criar um novo relatório de Oportunidades. Para tal, acesse a guia Relatórios e posteriormente clique em Novo relatório... Selecione o tipo de relatório como Oportunidades.
Após selecionar o tipo de relatório, clique em Criar. Em seguida selecione os campos desejados, entre eles, adicione o campo Valor e Mês de fechamento.
Agora faça o agrupamento pelo mês de fechamento. Para tal, passe o cursor sobre o título da coluna Mês de fechamento, clique na seta que aparecerá no canto direito e por fim, clique em Agrupar por esse campo.
Agora será necessário passar o cursor sobre o campo Valor, clicar na setinha no canto direito e clicar na opção Resumir este campo.
Será exibido um pop-up para selecionar o tipo de resumo. Selecione Soma e clique em Aplicar.
Agora vamos fazer a parte mais interessante. Vamos em Adicionar fórmula...
E arraste essa opção para alguma posição do relatório. No meu caso, vou arrastar para ser a última coluna do relatório.
Após adicionar, será exibida uma tela para configuração da fórmula. Dê um nome para essa coluna. Eu vou chamar de Crescimento em relação ao mês anterior. Vou configurar para o formato ser Porcentagem, sem casas decimais (0). Também irei marcar a que a formula será exibida no agrupamento por mês de fechamento.
Agora vamos escrever a formula. Para se calcular o percentual de crescimento, precisamos escrever a seguinte fórmula:
Valor Final = Mês atual
Valor Inicial = Mês anterior
Transformando isso na formula do relatório, precisamos pegar os valores das oportunidades do mês atual e mês anterior.
AMOUNT:SUM = Campo Amount, que é o valor da oportunidade. Porém, como se trata da somatória dos valores por mês, temos o SUM.
PREVGROUPVAL(AMOUNT:SUM, CLOSE_MONTH) = PREVGROUPVAL é uma função para se pegar o valor anterior em um relatório agrupado. Dessa forma, pegamos o valor anterior das somas de quantidades, do agrupamento por mês de fechamento (CLOSE_MONTH).
Ficando a fórmula assim:
(AMOUNT:SUM-PREVGROUPVAL(AMOUNT:SUM, CLOSE_MONTH))/PREVGROUPVAL(AMOUNT:SUM, CLOSE_MONTH)
Após a fórmula inserida, vamos executar o relatório e ver o resultado de crescimento (ou retração) mês a mês!
Nenhum comentário:
Postar um comentário