quarta-feira, 19 de julho de 2017

Utilizando o componente Lista de registros nas Comunidades Salesforce

Um dos componentes bem úteis nas Comunidades da Salesforce é o Lista de Registros (Record list component). Através dele, é possível colocar uma lista de registros em qual página da Comunidade. Neste Post, usaremos esse componente para adicionar a lista de "Meus casos" na tela inicial da Comunidade.

Nota: Esse componente está disponível da Comunidade Customer Service (Napili). Comunidades "Guias do Salesforce + Visualforce", não possuem esse componente.

Para iniciar as atividades, vamos acessar o "Espaços de trabalho" da Comunidade, através do menu de Configurações do Salesforce, pesquisando pela opção Todas as comunidades e acessando-a. Em seguida, clicamos em Espaços de trabalho, da comunidade desejada.

No Espaço de trabalho, vamos acessar o Criador:



Ao acessar o Criador, temos as opções para editar as páginas. No nosso exemplo, vamos adicionar o componente Lista de registros na barra da direita da página inicial da Comunidade. Para selecionar o componente Lista de Registros, clique no ícone do raio, no canto superior esquerdo da Comunidade e adicione na barra da direita, conforme imagem a seguir:




Ao adicionar o componente, é aberto as propriedades do mesmo, para configuração. São eles:

  • Nome do Objeto: O objeto no qual buscaremos os registros
  • Nome do filtro: O modo de exibição usado para filtrar as informações
  • Layout: 
    • Standard: Mostra as colunas exatamente igual ao definido no Modo de exibição, precisando de barra de rolagem horizontal;
    • Full: Abrevia os dados de todas as colunas, de forma a exibir todos os dados sem barra de rolagem horizontal;
    • Compact: Exibe os campos do "Layout Compacto" do objeto.
  • Quantidade: A quantidade de registros exibidos no componente (funciona somente para os Layouts Standard e Compact).

No nosso exemplo usaremos o Layout Compact, com 7 registros do Caso, filtrado pelo Meus casos. Isto é, mostraremos 7 dos meus casos, de acordo com a ordenação do modo de exibição Meus casos. Veja o resultado na Comunidade:


Por agora, é isso!


* Precisa de um suporte ou consultoria nas configurações da sua Comunidade Salesforce? Entre em contato conosco - CbCloud: http://www.cbcloud.com.br/ - Somos parceiros gerenciado Salesforce.




Nenhum comentário: