quinta-feira, 27 de julho de 2017

Conhecendo os Fluxos do Chatter da Salesforce

Lançado na release Spring '17 da Salesforce, os Fluxos do Chatter (Chatter Streams) permite que os usuários criem Feeds personalizados no Chatter. Ao criar um novo Fluxo do Chatter você define até 25 registros, grupos ou pessoas que deseja agrupar no mesmo Feed. É uma espécie de Feed personalizado. Contudo, o mais interessante (na minha opinião) é que você pode configurar se deseja receber notificação (push) para cada nova publicação dos itens selecionados nesse Fluxo (feed personalizado).

Veja na imagem a seguir que criei 2 fluxos do Chatter. Um para agrupar post dos usuários que considero mais relevante e outro para coisas que considero importante (coloquei pessoas e registros):



Vamos agora criar um novo fluxo do chatter para ver essa dinâmica. Para tal, acessamos o menu do Chatter e clicamos no ícone "mais", na barra lateral (conforme imagem anterior). Irá abrir uma tela para criação do fluxo:



Para criar o Fluxo do Chatter, você preenche os campos:


  • Nome do Fluxo: O nome escolhido para esse feed personalizado;
  • Registros a seguir: São os registros que você está filtrando para aparecer nesse novo feed (fluxo do chatter). Veja que pode selecionar Contas, Contatos, Oportunidades, Pessoas, Grupos, Tópicos, etc;
  • Notificar-me: Se deseja ser notificado de cada novidade nesse feed.
Note que no meu Feed coloquei 2 contas (Petrobrás Distribuição e Braskem) e 1 Oportunidade (Revestimento - Cobertura do Mineirão).



Na prática, quando acesso esse novo Feed na barra lateral ele exibe uma timeline com posts apenas das Contas e Oportunidade que configurei para ela:




Agora o mais interessante! A cada novo post no chatter dessas contas e oportunidade que estão no meu fluxo, eu recebo uma notificação na web...




Ou um push no celular...







* Precisa de um suporte ou consultoria nas configurações do Chatter na sua Org Salesforce? Entre em contato conosco - CbCloud: http://www.cbcloud.com.br/ - Somos parceiros gerenciado Salesforce.


Nenhum comentário: